quarta-feira, 3 de julho de 2013

Escritor José Luís Peixoto vence prémio italiano.


O escritor português José Luís Peixoto, de 38 anos, acaba de vencer o prémio Salerno Livro d'Europa, em Itália, com a obra "Livro", publicada em 2010, em Portugal.
O romance, recentemente publicado em Itália pela editora Einaudi, foi o escolhido entre outros quatro títulos finalistas de autores europeus com menos de 40 anos: a francesa Jakuta Alikavazovic (autora de "La Bionda e il Bunker", na tradução italiana), o suíço romanche Arno Camenisch ("Dietro la Stazione"), o italiano Paolo Di Paolo ("Mandami Tanta Vita") e a alemã Judith Schalansky ("Lo Splendore Casuale delle Meduse").
O júri, constituído por 50 leitores e 50 personalidades ligadas ao meio editorial italiano, elegeu "Livro" de José Luís Peixoto como a obra merecedora do prémio com um valor pecuniário de 5.000 euros.
O autor, natural de Galveias, em Ponte de Sor, diz estar "contente" por ter sido o primeiro escritor distinguido com o prémio italiano. Em declarações à agência Lusa, José Luís Peixoto referiu que "as notícias destes prémios correm sempre bem".
"Foi muito [bom ter sido reconhecido], tanto mais que este foi um livro muito importante para mim. É um livro que parte de um tema que é sensível de tratar e que, para mim, foi um pouco ambicioso abordar uma vez que não o vivi - a emigração para França", conta.
"Livro" foi publicado em Portugal em 2010, pela Quetzal Editores, tendo sido também finalista do Prémio Femina, atribuído em França.
Em 2001, José Luís Peixoto venceu o Prémio Saramago com o romance "Nenhum Olhar" e em 2008 ganhou os prémios Daniel Faria e Cálamo Outra Mirada.
A obra "Cemitério de Pianos", também da sua autoria, encontra-se na primeira lista do Prémio Impact Dublin, prémio a que concorrem obras publicadas em língua inglesa, nomeadas por livreiros de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário