segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Estaleiros H. Parry & Son - Cais do Ginjal.



Em 10 de Junho de 1865, António José Sampaio procede à escritura do aluguer de um pedaço de salgado na Praia da Lapa, em Cacilhas, para aí construir um estaleiro de maiores dimensões que aqueles que possuía nas proximidades da Quinta do Outeiro e no lugar da Mutela. Em 17 de Dezembro de 1872, aquele industrial paga à Câmara Municipal de Almada, pelo foro do referido salgado situado em Cacilhas, a importância de vinte e dois mil e quinhentos réis. 


Durante duas décadas, serão construídas e reparadas naquele estaleiro imensas embarcações e navios de tonelagem variável, em madeira e aço, até que em 31 de Dezembro de 1893, o estaleiro é vendido à firma “H. Parry & Son, Lda.”, por noventa contos de réis, confirmando-se a transacção por escritura de 15 de Julho de 1899. 


1 comentário:

  1. O meu pai e irmao trabalharam neste estaleiro... Lembro-me muito bem de uma bola de borracha cor-de-laranja que recebi numa das festas de Natal. Tambem me lembro quando o meu trazia uma saquilada de caranguejos para a minha mae cozer. De manha quando acordava la estavam os caranguejos na banheira a espera da panela... Grandes tempos...

    ResponderEliminar