segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Embora. Sete anos fora de Portugal guardados em livro.


Em quantos sítios viveu nos últimos oito anos? Os sítios por onde a portuguesa Débora Miranda passou desde 2007 quase chegam a duas mãos cheias.
Há oito anos, Débora Miranda, 29, decidiu sair pela primeira vez de Portugal para viver e estudar fora: partiu para Leipzig para ficar cinco meses; acabou por passar um ano inteiro, a estudar ao abrigo do programa Erasmus. Foi a primeira partida de muitas.
O regresso a Lisboa foi temporário. Seria esse o primeiro de muitos, várias vezes por ano, sempre por pouco tempo: de há sete anos para cá, só regressa a Lisboa nas férias, sempre durante curtas temporadas. A casa de Débora tem sido o mundo.
Embora - Sete anos entre o Norte e o Sul conta essa históriaentre "cá e lá", feita de idas e voltas, construída em terminais deaeroportos, entre despedidas e adaptações a novas cidades, trabalhos e grupos de amigos. Uma espécie de retrato de uma geração habituada a partidas e chegadas.

"É um livro sobre emigração. Mas não com as dificuldades de há 40 anos. É um livro para os jovens de hoje mas que espelha as dificuldades de chegar a novos sítios, sobre essa procura de não sabermos bem onde é a nossa casa.", explicou a autora esta segunda-feira, na apresentação do livro na livraria Desassossego, em Lisboa. (DN – 05.Jan.2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário