quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cantinflas. Ainda nos rimos com este mexicano?


Durante um mês, a partir de hoje, o mexicano que conquistou o mundo vai estar em destaque. Cinema, exposição e debates num ciclo para conhecer a fundo este humorista.
Nos próximos dias vamos todos perceber se a memória de Cantinflas está datada ou não. Se nos dias de hoje o humor da personagem mexicana que conquistou o mundo ainda é capaz de chegar a novos públicos. A embaixada do México oferece à cidade de Lisboa um Ciclo de Cine Mexicano dedicado ao ator Mario Moreno, o mítico ator que se fundiu com a personagem. De amanhã a 4 de junho, o Instituto Cervantes será a casa de Cantinflas numa série de projeções com legendas em português das imortais comédias.

Os filmes escolhidos nesta homenagem a Moreno vão desde 1940 a 1967, tentando construir um arco cronológico. Tudo começa com Cantinflas em Calças Pardas (1940), de Juan Bustillo Oro, a primeira longa em que Moreno começava a confundir-se com a personagem. Uma história de identidades trocadas em que Cantinflas é tratado como um rei. O ciclo prossegue no dia 12 com um dos clássicos de Cantinflas: O Gendarme Desconhecido (1941), o primeiro realizado pelo cineasta preferido de Moreno, Michel M. Delgado. A partir daqui, a fama deste tipo de humor familiar e profundamente humano tornava-se global. (DN - &.Maio.2015)


Sem comentários:

Enviar um comentário