terça-feira, 10 de maio de 2016

A relíquia do tempo das invasões napoleónicas que estava esquecida.


Em dois séculos, o diário de um britânico foi da frente de batalha em Portugal até um canto de livraria australiana. A relíquia foi agora revelada.
Chama-se John Squire e foi um destacado oficial britânico no tempo das guerras napoleónicas. Passou por vários teatros de guerra, entre eles Portugal. O diário deste oficial agora descoberto, e de que a BBC dá conta, é do tempo em que este oficial esteve entre nós, nos princípios do século XIX, altura em que por três vezes as tropas de Napoleão tentaram conquistar Portugal. Sempre sem sucesso.
O diário agora descoberto não será de valor apenas pela história. Segundo a BBC, os interesses deste oficial iam muito além da guerra.
A geografia, a história e a cultura locais eram preocupações deste oficial, que possuía ainda talento para a escrita. Além do mais, o seu nome é referido noutros documentos oficiais da época, nomeadamente em missões diplomáticas.
O diário deste oficial, curiosamente, parece ter viajado ainda mais do que o homem que o escreveu. A relíquia estava escondida no meio de outros livros, num armário da livraria Cracked and Spineless. Esta livraria foi adquirida recentemente e foram os novos donos que se depararam com a descoberta.

John Squire viria a morrer de febre em 1812, já após o exército britânico, do qual fazia parte, ter ajudado Portugal a repelir os invasores franceses por três vezes. (Notícias ao Minuto – 10 Maio 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário