domingo, 27 de janeiro de 2013

Birmânia



Uma jovem lavando alho em Mandaly (Birmânia) - Foto do dia do Jornal "Público"

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pai.

O PAI


Terra de semente inculta e bravia,
terra onde não há esteiros ou caminhos,
sob o sol minha vida se alonga e estremece.

Pai, nada podem teus olhos doces,
como nada puderam as estrelas
que me abrasam os olhos e as faces.

Escureceu-me a vista o mal de amor
e na doce fonte do meu sonho
outra fonte tremida se reflecte.

Depois... Pergunta a Deus porque me deram
o que me deram e porque depois
conheci a solidão do céu e da terra.

Olha, minha juventude foi um puro
botão que ficou por rebentar e perde
a sua doçura de seiva e de sangue.

O sol que cai e cai eternamente
cansou-se de a beijar... E o outono.
Pai, nada podem teus olhos doces.

Escutarei de noite as tuas palavras:
... menino, meu menino...

E na noite imensa
com as feridas de ambos seguirei.

PABLO NERUDA, in CREPUSCULÁRIO

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Biblioteca Digital.




A cidade de Bexar Country, no Texas, receberá a BiblioTech, a primeira biblioteca sem livros físicos. Todos os títulos estarão disponíveis apenas em versões digitais.
Funcionará assim: o indivíduo poderá ir ao local, pegar um e-reader e levá-lo para casa. Será possível ficar com o equipamento durante duas semanas – depois disso, será bloqueado. É claro que, para evitar furtos, cada um deverá deixar o seu endereço e uma série de informações pessoais. Na biblioteca ainda haverá computadores para uso.
A instituição foi idealizada pelo juiz Nelson Wolff, que tem mais de mil livros na sua casa. Segundo ele, o conceito foi inspirado pela biografia de Steve Jobs.
«Se quiser ter uma ideia de como se parecerá, vá à Apple Store», disse o idealizador ao jornal San Antonio Express.
Cada e-reader deverá custar 100 dólares ao governo. O acesso aos primeiros 10 mil livros deverá custar cerca de 250 mil dólares.
A ideia da BiblioTech não é substituir as bibliotecas comuns, mas sim funcionar como um complemento. Afinal de contas, segundo Wolff, haverá sempre procura pelos livros físicos.
Retirado de “Diário Digital”

sábado, 5 de janeiro de 2013

Manual do sexo de Aristóteles banido durante 200 anos vai a leilão.


Um manual do sexo banido durante 200 anos no Reino Unido vai agora ser leiloado este mês. Trata-se de uma cópia do «Aristotles Compleat Master-Piece».
O livro foi publicado pela primeira vez em 1680 e nele constam várias ideias para manter relações sexuais e inclusivamente para conceber.
O manual acabou por ser banido em meados do século XVIII e permaneceu proibido até que o «embargo» foi levantado em 1960.
Uma edição impressa, datada de 1760, vai agora a leilão, estimando-se arrancar com uma base de licitação de 400 libras na casa de leilões de Edimburgo Lyon and Turnbull.
Estima-se que a obra tenha servido de referência para recém-casadas na época e jovens casais e inclui avisos sobre os potenciais riscos de relações extra-matrimoniais e recomendações sobre como conceber. 
O livro foi atribuído a Aristóteles mas há pouco, se é que há sequer, algum do seu trabalho no texto. Nada é sabido sobre o autêntico autor do manual.
Para os interessados (o comentário é meu)... O leilão está agendado para dia 16 de Janeiro (quarta-feira).

retirado de: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=608954

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Criador de Homem Aranha ameaçado por ter "morto" Parker.


Durante décadas imensos livros de banda desenhada surpreenderam com várias mudanças no enredo das histórias, que agradaram, ou não aos fãs. Agora, a controvérsia chegou devido a uma revelação da Marvel e ao intenso interesse que voltou a despertar o alter ego do Homem Aranha, Peter Parker.
É verdade, segundo as mais recentes novidades da editora americana, parece que Peter Parker morre na última edição em BD do Homem Aranha. Mais do que isso, o papel de herói da personagem principal será tomado pelo seu inimigo mortal, Doctor Octupus. Os fãs já começaram a mostrar toda a sua revolta a descontentamento nas redes sociais devido a esta inesperada reviravolta.
Lançado recentemente, o 'Amazing Spider Man' número 700, marca o final de uma era de 50 anos de um dos mais populares livros de banda desenhada de sempre. E, ao que parece, as mudanças ocorridas neste último livro são bastante permanentes, porque também já está confirmado que na primeira edição da nova saga, 'The Superior Spider Man', será o vilão, Otto Octavius, ou Doctor Octupus, a vestir o fato de Homem Aranha.
Otto acredita que a combinação da sua inteligência superior com os poderes vindos das memórias de Parker e do poder aranha, ele se pode tornar num Homem Aranha muito mais superior. O vilão acredita ainda que poderá ser muito melhor na vida de Parker, conseguindo mesmo reatar o romance intermitente que este tem com Mary Jane Watson.
Alguns fãs estão de acordo com a reviravolta no enredo, no entanto, uma grande parte está muito zangada com o criador da série, que chegou mesmo a receber ameaças de morte.

DN-02.01.2013