O
designer gráfico português João Machado foi distinguido na edição de 2015 do International
Journal of Visual Communication – Graphis como um dos seus mestres do
design.
Nessa
lista de mérito, João Machado surge ao lado de Alan Fletcher, Takenobu
Igarachi, Werner Jeker, Gunter Rambow e Massimo Vignelli. Na mesma edição
especial em que a publicação divulga alguns dos melhores trabalhos
internacionais da indústria da comunicação visual, surge ainda como vencedor em
duas categorias de premiação: Ouro para Melhor Cartaz pelos materiais de
divulgação das Festas de Almada de 2013 e ainda pelas campanhas ambientais
Roots Think Green (2014) e Water for Life (2014), e Mérito tanto pelo trabalho
para as celebrações do 25 de Abril também de Almada (2013) como pelo cartaz do
festival de Cinanima (edição de 2014).
Sobre
os cartazes premiados com o Ouro, o designer gráfico diz ao PÚBLICO que no caso
das Festas de Almada, por ocasião do S. João, “a imagem desenvolvida baseia-se
numa forma que não é mais do que uma interpretação pessoal daquilo que é o
balão de S. João”. “As cores utilizadas fazem parte da minha paleta habitual de
cores. Cores planas acentuadas por grandes contrastes, características afinal
comuns a este tipo de festas populares”, explica João Machado.
Já
no que diz respeito aos outros cartazes, desenvolvidos no contexto da
preservação ambiental, pretende-se sensibilizar as pessoas para a
necessidade de garantir um planeta mais sustentável: “Ambas as imagens
pretendem representar a vida (terra e água). A raiz ainda que doente e pálida,
mas que é capaz de se regenerar, se assim o quisermos. As cores que as suas
extremidades assumem são sinais dessa vida. No cartaz Water for Life, o
movimento e as cores sugeridas por criaturas marinhas conferem a energia e a
vitalidade de um planeta habitável e ideal.”
Várias
vezes distinguido por esta publicação, João Machado, nascido em Coimbra em 1942
e formado em escultura pela Escola Superior de Belas Artes na Universidade do
Porto, trabalha como designer desde o arranque dos anos 1980. Há um ano,
recebeu também o Ouro para Melhor Cartaz com o trabalho que fez para promover
as Festas de Almada, novamente, e ainda pela campanha Think Green e pelo poster
do Cinanima.
A
Graphis edita várias publicações especializadas em design, artes gráficas,
fotografia e publicidade. Com mais de 300 edições até hoje, foi publicada pela
primeira vez em 1944 em Zurique, na Suíça, tendo mudado a sua sede para Nova
Iorque em 1986, quando o título foi comprado por B. Martin Pedersen. Ao
contrário de outros concursos, aqui não há prémio monetário. A recompensa é o
reconhecimento e a oportunidade de poder mostrar o trabalho produzido.
João
Machado tem trabalhado para clientes nacionais e internacionais entre os quais
se contam empresas de referência como a Ach Brito e a Amorim, grandes
instituições como a Assembleia da República, a Fundação Calouste Gulbenkian, o
Centro Cultural de Belém e a Fundação Oriente, vários museus e institutos
públicos bem como uma multiplicidade de câmaras municipais.
Já
este ano, o designer gráfico viu o seu trabalho ser distinguido no Grande
Prémio Asiago de Arte Filatélica, que lhe atribuiu o Melhor Selo do Mundo, na
categoria Turismo, com o selo de 0,36 euros da emissão filatélica "Ano
Internacional da Estatística". (Jornal Público – Out. 2014)
Sem comentários:
Enviar um comentário